A Congregação de Jesus e Maria tem como um dos seus objetivos da missão da "formação de bons operários do Evangelho". Diferentes províncias têm diferentes experiências e Eudists qualificados de várias disciplinas, para esta missão. Em particular, a Província da Colômbia tem uma longa história neste trabalho; Tem pessoas que ponderou e pesquisou sobre a formação para o ministério; e tem a infra-estrutura (Seminário Valmaría) para implementar este centro de pensamento, pesquisa e ação sobre as melhores práticas para a formação de bons operários do Evangelho, que inclui, como um primeiro passo, um observatório permanente sobre a realidade e as perspectivas da formação para os ministérios ordenados, um grupo reconhecido pesquisa sobre este centro de assunto e publicações. A Universidade Corporação Minuto de Dios - UNIMINUTO tem a investigação eo ensino da experiência, assim como a infra-estrutura tecnológica para apoiar esta proposta, utilizando ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O projeto está aberto para o futuro, outros aliados potenciais: CELAM, CEC, CLARC, CRC, OSLAM, OSCOL, entre outros.

A actual situação eclesial indica que os Eudists tem que encontrar outras alternativas para trabalhar na formação de operários do Evangelho, além da direção de seminários maiores, porque, entre outras razões:

a. Os sacerdotes da diocese foram treinados para essa missão.

b. As universidades estão assumindo a formação intelectual dos seminaristas.

c. Eudists ter cometido, nas últimas décadas, alguns erros no cumprimento desta missão. No entanto, a Congregação de Jesus e Maria, agora você pode continuar a contribuir para esta missão de treinamento para os ministérios ordenados, com foco no apoio a equipamentos de treinamento, entre outras coisas.

Forças internas e potenciais que dão sentido e coerência a esta intervenção alternativa são:

a. Existência de um número de Eudists preparado a partir da experiência e formação disciplinar em várias dimensões da formação para os ministérios ordenados, para configurar uma equipe de alternativas de reflexão, pesquisa e design de treinamento.

b. UNIMINUTO experiência na implementação de processos de formação pedagógica que acompanham a-praxeológicas, das práticas dos alunos, permitindo contribuir para o desenvolvimento de habilidades de reflexão e de modelo de ação.

c. UNIMINUTO plataforma de tecnologia para acompanhamento virtual de processos de formação.